10 de set. de 2008

Dois Conceitos Numa África Só

Temos duas Áfricas, e as duas são uma só.
Poderiamos separar os clichês da África em dois: cultura e economia. Quando se pensa em cultura africana vem na cabeça uma Bahia gigante, Candomblé, Maracatu, bumbo e capoeira. Cores vivas, gente feliz, muita dança, toda aafro-cultura feliz que conhecemos.
Ao mesmo tempo tenho em mente uma África triste, das crianças passando fome, das diversas doenças, uma áfrica triste de grandes desigualdades sociais, desnutrição, doenças, pobreza. Muita gente triste.
Nunca estudei a África a fundo pra saber qual é a porcentagem de gente feliz, qual a porcentagem de gente com fome. Quem manda em quem e por que. Não sei nada sobre a África. Mas é que eu me assustei hoje, fui procurar um vídeo sobre Maracatu pra trazer felicidade e encontrei um vídeo sobre fome.
Não devia falar disto aqui, aliás nem devia postar nada hoje, no mínimo vou colocar uma música da Nação Zumbi e um outro. Constraste de sintomas muito grande pra quem assiste em seguida. É isto, tô me perplexa pra ficar escrevendo.

- Vou tentar me centrar no meu livro, e quem sabe daqui uns dias eu posto alguns trechos aqui pra dar uma atualizada. :D
( ou posto um texto digno)
Fiquem com os vídeos youtubianos:



0 comentários: