11 de set. de 2008

Brasil, o País do Futuro

O que eu posso esperar de um país que o presidente vira celebridade nas revistas e jornais por ter tirado uma foto com a mão toda suja de petróleo? As frases questionáveis ditas por ele no dia da tal foto ainda ecoam por nossas cabeças, de tanto que foram ditas.

"Mas o governo aparentemente conseguiu impor o seu discurso, produzindo fatos – nem todos importantes – em número suficiente para dominar a cobertura." (Observatório da Imprensa)


Mais do que espero pelo país regido por um semi-analfabeto, eu deveria esperar pela seleção brasileira do grande técnico Dunga. Que começou no vanglorioso time da, do, de, aah sim ele nunca foi técnico. Nosso semi-analfabeto do futebol.

"Muito vaiado pela torcida, que o chamava de burro e gritava “adeus Dunga” durante boa parte do jogo contra a Bolívia, o técnico da Seleção Brasileira disse que a ansiedade foi o principal problema da equipe, que empatou em 0 a 0 com a última colocada nas Eliminatórias." (JB Online)

Realmente, devo esperar muito do país que:

"No caso dos grampos telefônicos, a imprensa tem dado muita importância a detalhes fornecidos por autoridades: o Exército tem equipamento para escuta, o ministro da Justiça apresentou um projeto de lei para aumentar a punição a quem pratica bisbilhotice ilegal, e assim por diante. (...) Uma lei já existe e foi violada. Trata-se de saber quem cometeu o crime de bisbilhotar o presidente do Supremo Tribunal Federal e um senador e quem pode ter sido o mandante ou beneficiário dessa malandragem. O resto é secundário, mas esse resto vem sendo noticiado como se fosse o grande assunto" (Observatório da Imprensa)


Se pensarmos num passado não muito distante, encontramos problemas graves de corrupção na política. Sem contar com a vergonhosa educação das escolas públicas, e de alunos que nem nas escolas estão, uma das maiores "empresas" no Brasil hoje é o tráfico de drogas
. Ficar falando dos problemas e problemas deste país, em época de eleição ainda, é quase um atentado. Mas é bem indignante ouvir dizer que o Brasil é o país do futuro. Aliás de que futuro estamos falando? Com o alto índice de analfabetismo (que insistem em dizer que é baixo) talvez o futuro seja mais presidentes de instigante inteligência como o atual. Não sei se dói mais viver no país do samba (tudo acaba em samba mesmo) ou estar nesta experiência única de ver os pobres de direita, apoiando governantes que não lhes dão nenhuma estrutura, além de uma esmolinha básica. Aliás, aqui a classe média é a única esquerda, e mesmo assim inativa.

E é assim, o país do futuro.